•  31 3176-7646 • Lassance Cunha, 103 • Centro
  •  31 3177-5554 • Fernando Lanza, 112 • Praça Vó Fina

Dicas e Cuidados

Aumente a vida útil das suas Lentes e Armações

Dicas e Cuidados

Clique nos tópicos para ver os conteúdos
Mantenha suas lentes e armações limpas+
Lave suas lentes+
Umedeça sempre suas lentes ao limpá-las+
Mantenha seus óculos no estojo sempre que não estiver em uso+
Evite deixar suas lentes expostas ao calor+
Ajuste da armação+
Deixe seus óculos sempre com as lentes voltadas para cima+
Retire seus óculos do rosto segurando em ambas as hastes+
Com as lentes Transitions+

Assine nossa Newsletter
Receba nossas novidades e promoções em seu e-mail

Problemas Visuais (Causas mais Comuns)



O que é?

A Catarata consiste na opacidade da lente natural do olho. É muito comum. São mais de 2 milhões de casos por ano, só no Brasil.

O tratamento é feito com auxílio médico;
Requer um diagnóstico médico;
Não requer exames laboratoriais ou de imagem;
Crônico: pode durar anos ou a vida inteira.

A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos.

O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco.

Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes. Este geralmente é um procedimento ambulatorial seguro.


Sintomas

Requer um diagnóstico médico: o principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco.

As pessoas podem ter na visão: enxergar halos ao redor das luzes, incapacidade de enxergar com pouca luz, perda de visão, perda parcial da visão, sensibilidade à luz, visão dupla ou visão embaçada.


Tratamentos

O tratamento consiste em cirurgia: quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes. Este geralmente é um procedimento ambulatorial seguro.

O que é?

A Conjuntivite é uma inflamação ou infecção da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior. É muito comum. São mais de 2 milhões de casos por ano, só no Brasil.

Propaga-se facilmente;
O tratamento é feito com auxílio médico;
Geralmente diagnosticável pela própria pessoa;
Raramente requer exames laboratoriais ou de imagem;
Curto prazo: resolve-se em dias ou semanas.

A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada.

Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos.

É importante parar de usar lentes de contato enquanto estiver afetado pela conjuntivite. Essa condição costuma ser resolvida por conta própria, mas o tratamento pode acelerar o processo de recuperação. A conjuntivite alérgica pode ser tratada com anti-histamínicos. A conjuntivite bacteriana pode ser tratada com colírios antibióticos.


Como é a propagação

Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).

Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).


Sintomas

Geralmente diagnosticável pela própria pessoa: os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos.

As pessoas podem ter

Dores locais: nos olhos;

Nos olhos: vermelhidão, vermelhidão da pálpebra, coceira, inchaço da conjuntiva, irritação, olhos inchados, olhos marejados, secreção ou secura;

No nariz: congestão, nariz escorrendo ou espirros;

Também é comum: dor de garganta, pus, sensação de queimação ou sensibilidade à luz.


Tratamentos

A própria pessoa pode se tratar: é importante parar de usar lentes de contato enquanto estiver afetado pela conjuntivite. Essa condição costuma ser resolvida por conta própria, mas o tratamento pode acelerar o processo de recuperação. A conjuntivite alérgica pode ser tratada com anti-histamínicos. A conjuntivite bacteriana pode ser tratada com colírios antibióticos.

O que é?

O Glaucoma consiste num grupo de doenças oculares que podem causar cegueira. É relativamente comum. São cerca de 150 mil por ano, só no Brasil.

O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura;
Requer um diagnóstico médico;
Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem.

Em todos os tipos de glaucoma, o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, geralmente devido à alta pressão ocular.

O tipo mais comum de glaucoma (glaucoma de ângulo aberto) não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão. O glaucoma de ângulo fechado, embora raro, é uma emergência médica e seus sintomas incluem dor ocular com náuseas e distúrbios súbitos de visão.

O tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia.


Sintomas

Requer um diagnóstico médico: o tipo mais comum de glaucoma (glaucoma de ângulo aberto) não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão. O glaucoma de ângulo fechado, embora raro, é uma emergência médica e seus sintomas incluem dor ocular com náuseas e distúrbios súbitos de visão.


Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter

Dores locais: nos olhos;

Na visão: enxergar halos ao redor das luzes, perda de visão, visão distorcida ou visão embaçada;

No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito;

Também é comum: dor de cabeça ou vermelhidão nos olhos.


Tratamentos

O tratamento consiste no uso de medicamentos contra glaucoma: o tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia.

O que é?

Consiste num crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea. É muito comum. São mais de 2 milhões de casos por ano, só no Brasil.

O tratamento é feito com auxílio médico;
Requer um diagnóstico médico;
Não requer exames laboratoriais ou de imagem;
Crônico: pode durar anos ou a vida inteira.

O tumor triangular benigno pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre.

O tumor indolor pode ser ligeiramente protuberante e conter vasos sanguíneos visíveis. Pode causar irritação e afetar a visão.

Em geral, não é necessário um tratamento. Colírios ou cirurgia podem ajudar em casos graves.


Sintomas

Requer um diagnóstico médico: o tumor indolor pode ser ligeiramente protuberante e conter vasos sanguíneos visíveis. Pode causar irritação e afetar a visão.

As pessoas podem ter nos olhos: desconforto ocular, neoplasma no olho, irritação ou vermelhidão. Também é comum: visão embaçada


Tratamentos

A própria pessoa pode se tratar: em geral, não é necessário um tratamento. Colírios ou cirurgia podem ajudar em casos graves.

O que é?

A Síndrome de Irlen, também chamada de Síndrome da Sensibilidade Escotópica, é uma situação caracterizada por alteração da visão, em que as letras parecem estar se mexendo, vibrando ou desaparecendo, além de haver dificuldade para focar em palavras, dor nos olhos, sensibilidade à luz e dificuldade para identificar objetos tridimensionais.

Essa síndrome é considerada hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos e o diagnóstico e tratamento são baseados de acordo com os sintomas apresentados, avaliação psicológica e resultados do exame oftalmológico.

O tratamento é feito com auxílio médico;
Requer um diagnóstico médico;
Não requer exames laboratoriais ou de imagem;
Crônico: pode durar anos ou a vida inteira.

O tumor triangular benigno pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre.

O tumor indolor pode ser ligeiramente protuberante e conter vasos sanguíneos visíveis. Pode causar irritação e afetar a visão.

Em geral, não é necessário um tratamento. Colírios ou cirurgia podem ajudar em casos graves.


Sintomas

Os sintomas da Síndrome de Irlen normalmente surgem quando a pessoa é submetida a diversos estímulos visuais ou luminosos, sendo mais frequentemente em crianças que iniciam a vida escolar, por exemplo. No entanto os sintomas podem aparecer em qualquer idade como consequência da exposição à luz solar, faróis de carros e luzes fluorescentes, por exemplo, sendo os principais:

Fotofobia;
Intolerância ao fundo branco de uma folha de papel;
Sensação de desfocamento da visão;
Sensação de que as letras estão se mexendo, vibrando, aglomerando ou desaparecendo;
Dificuldade para distinguir duas palavras e para focar em um grupo de palavras. Nesses casos a pessoa pode conseguir focar em grupo de palavras, no entanto o que se encontra ao redor encontra-se desfocado;
Dificuldade para identificar objetos tridimensionais;
Dor nos olhos;
Cansaço excessivo;
Dor de cabeça.

Devido à dificuldade para identificar objetos tridimensionais, as pessoas com Síndrome de Irlen possuem dificuldades para realizar atividades simples do dia-a-dia, como subir escadas ou praticar algum esporte, por exemplo. Além disso, as crianças e adolescentes que possuem a síndrome podem ter baixo desempenho na escola, devido à dificuldade para enxergar, falta de concentração e compreensão.


Tratamento

O tratamento para a Síndrome de Irlen é estabelecido após uma série de avaliações educacionais, psicológicas e oftalmológicas, isso porque os sintomas são mais frequentes em idade escolar e podem ser identificados quando a criança passa a apresentar dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho na escola, podendo ser indicativo não só da síndrome de Irlen, mas também de outros problemas de visão, dislexia ou deficiências nutricionais, por exemplo.

Após a avaliação do oftalmologista e confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar a melhor forma de tratamento, que pode variar de acordo com os sintomas. Como essa síndrome pode se manifestar de formas diferentes entre as pessoas, o tratamento também pode variar, no entanto alguns médicos indicam o uso de filtros coloridos para que a pessoa não sinta desconforto visual quando exposta à luminosidade e contrastes, melhorando a qualidade de vida.

Apesar desse ser o tratamento mais utilizado, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica afirma que esse tipo de tratamento não possui efetividade comprovada cientificamente, não devendo ser utilizada. Assim, é indicado que a pessoa com a Síndrome de Irlen seja acompanhada por profissionais, evitem ambientes luminosos e façam atividades que estimulem a visão e a concentração.

Visite nossas lojas. Faremos com que tenha a melhor experiência em usar óculos adequados à sua necessidade. Você irá ver e sentir melhor o mundo a sua volta.

Óptica Visiva, um novo estilo para sua visão!

Visiva Centro


Endereço:
Lassance Cunha, 103
Centro • Sete Lagoas, MG
Fone: 31 3176-7646
E-mail: contato@oticasvisiva.com.br

Visiva Pç Vó Fina


Endereço:
Rua Fernando Lanza, 112
Praça Vó Fina • Sete Lagoas, MG
Fone: 31 3177-5554
E-mail: contato@oticasvisiva.com.br

Posts Recentes